sábado, 19 de setembro de 2009

estilo de vida gótico'

O origem

B&W Portrait por Sonia_Lilith_666.
A cultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma cultura contemporânea presente em muitos países. Teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A cultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80 até o presente (darkwave/gothic rock, ebm, industrial, etc.), estética (visual, "moda", vestuário, etc) com maquilhagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica e literária.
http://fashiondevo.files.wordpress.com/2008/04/gothic-shoes.jpg
A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths.
[BQcDAAAAAwoDanBnAAAABC5vdXQKFjVxUklBaFlDM2hHb2MxSk9zYllTQkEAAAACaWQKAXgAAAAEc2l6ZQ.jpg]

Cultura

http://3.bp.blogspot.com/_C69GZ-XdNM4/SXc9LN0ZsSI/AAAAAAAABLo/_C1r3R_DeZ8/s320/news_63.jpg

Foi taxada como "movimento cultural" devido ao princípio de que tal visão e comportamento são um protesto acerca da ambientação dada na época em que se iniciou, isto é, uma alienação que afirmava uma evolução e liberdade que, em verdade, eram insuficientes (ou até inverossímeis), e contra a qual a descrença deveria ser usada como denúncia. Apesar de simplista, esta explicação define o pensamento ideal da maioria dos que afirmam pertencer a este grupo. De qualquer modo, o mundo não parece ter mudado muito, e a subcultura continuou a evoluir cada vez mais podendo basear-se ainda nesse formato.


O termo gótico na cultura

O termo gótico (do alemão: goth ou inglês gothic) foi usado através dos séculos sob vários significados, às vezes sem ligação alguma. Em algum momento histórico ele pode ter designado certo povo bárbaro que veio a invadir o império romano, mas não devemos nos apegar a isso para não confundir o leitor, pois com o passar do tempo, o termo ganhou significados diferentes. A palavra agrega sentidos que lembram: vitoriano, medieval, onírico, sombrio, assustador, fantasmagórico, macabro, amedrontador, etc.

O uso do termo 'gótico', desvinculado de seu significado original, surgiu quase que ironicamente, no início da década de 80. A mídia de massa ao entrevistar integrantes das diversas bandas relacionadas à subcultura que começava a surgir, como seria classificada a atmosfera de suas músicas, por vezes recebia respostas semelhantes a: 'de temática sombria e soturna, 'gótica. Na metade da década de 80 o estilo já havia se disseminado por vários outros países (incluindo o Brasil) e o termo acabou por ir junto com ele e até hoje é usado para denominar a cultura.



Amy Lee

Amy Lynn Lee Hartzler (Riverside, Califórnia, 13 de dezembro de 1981) é uma cantora dos Estados Unidos, vocalista da banda Evanescence.


Biografia

Amy Lee fundou a banda Evanescence com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben (com quatorze anos) estava assistindo uma partida de basquete quando ouviu Amy (com treze anos), tocando e cantando "I'd Do Anything For Love" de Meat Loaf no piano. Os dois começaram a conversar, e Ben a convenceu a formar uma banda própria, que logo se tornou uma espécie de new metal com elementos de rock e clássicos, que anos depois tentariam incluir no Evanescence.

Amy tem um irmão (Robbie) e duas irmãs (Laurie e Carrie). Ainda na escola, foi presidente do conselho de corais e participou de grupos de teatro . Sua família mudou-se para vários lugares, incluindo os estados do Illinois, Kansas e Flórida, mas finalmente, quando Amy tinha treze anos, instalaram-se em Little Rock, Arkansas, onde o Evanescence começou. Ela se formou em 2000 na Pulaski Academy, e também freqüentou a Middle Tennessee State University.

Sofreu um grande trauma da infância com a morte de sua irmã de três anos. As canções "Hello" (do álbum Fallen) e "Like You" (do álbum The Open Door) abordam este tema.

As principais influências musicais de Amy são: Björk, Tori Amos, Korn, Soundgarden, Portishead, Danny Elfman,Depeche Mode, Paradise Lost, Type O Negative, Nine Inch Nails,lacrimosa e Mozart.

Teve uma relação pública com Shaun Morgan, vocalista e guitarrista do Seether, num relacionamento que durou de 2003 a 2005. A música Call Me When You're Sober do álbum The Open Door fala sobre o relacionamento de Shaun.

A voz de Amy Lee é classificada em Soprano lírico-ligeiro (Dó3 ao Fá5), timbre feminino intermediário entre o leggero e o lírico, com amplitude de três oitavas do Mi3 até o agudíssimo Mi6.

Em maio de 2007, se casou com o terapeuta, Josh Hartzler, um amigo de adolescência. Viajou para as Bahamas em lua-de-mel.


Out of the shadows

"Fora das sombras" é o nome traduzido para português da campanha da cantora do Evanescence. É uma campanha para a compreensão da Epilepsia e ajuda aos milhões de portadores da sindrome. É uma campanha patrocinada pela Epilepsy Foundation.


Outros projetos

Participou da música "Missing You" da banda Big Dismal, fazendo backing vocals. Junto com a banda sul-africana Seether, contribuiu com a faixa "Broken" para trilha do filme O Justiceiro. Antes disso, participou na gravação de duas músicas de um disco solo do ex-integrante de sua banda, chamado David Hodges, Amy canta alguns versos nas músicas Breathe e Fall Into You. Participou também do clipe God's Gonna Cut You Down do cantor Johnny Cash. Recentemente participou do acústico do Korn, numa versão da música Freak on a Leash. Também participou do programa infantil Cartoon Network, e seu último trabalho paralelo foi na regravação da trilha sonora do filme "The Nightmare Before Christmas" (O Estranho Mundo de Jack) que é um CD com novas versões de várias bandas para as músicas do filme. Amy trabalhou a música "Sally's Song" (Canção de Sally).

Evanescence


Evanescence é uma banda de metal alternativo dos Estados Unidos, vencedora de dois Grammy Awards, formada em Little Rock, Arkansas em 1995 pela cantora e pianista Amy Lee e o guitarrista Ben Moody.
Depois de gravar dois EPs e um álbum demo chamado de Origin, com a ajuda da Bigwig Enterprises em 2000, a banda lançou o seu primeiro álbum de estúdio, Fallen, com a Wind-up Records em 2003. Fallen vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo e ajudou a banda ganhar dois Grammy Awards.Um ano mais tarde, a banda Evanescence lançou o seu primeiro álbum ao vivo, Anywhere but Home, que vendeu 1 milhão de cópias em todo o mundo. Em 2006, a banda lançou o seu segundo álbum de estúdio, The Open Door, que vendeu mais de 5 milhões de cópias.
A banda sofreu várias alterações ao longo do tempo, incluindo o co-fundador Moody deixando a banda em 2003, o baixista Will Boyd em meados de 2006, seguido pelo guitarrista John LeCompt e o baterista Rocky Gray em 2007. Amy Lee é agora a única membro original restante na banda Evanescence.


- Integrantes

* Amy Lee - vocal, piano, teclado (1995—presente)
* Terry Balsamo - guitarra (2003—presente)
* Tim McCord - baixo (2006—presente)

- Ex-integrantes

* David Hodges - teclado, piano, bateria, vocal de apoio (1999—2002)
* Ben Moody - guitarra (1995—2003)
* Will Boyd - baixo (2002—2006)
* John LeCompt - guitarra ritmica, vocal de apoio (2001—2007)
* Rocky Gray - bateria, percussão (2001—2007)
- Membros de turnê

* Stephanie Pierce – vocal de apoio (1999)
* Francesmo DiCosmo – baixo (2003)
* Josh Freese – bateria, percussão (2003)
* David Eggar – violoncelo (2006)
* Will Hunt - bateria, percussão (2007)
* Troy McLawhorn - guitarra ritmica (2007)

- Discografia

Álbuns de estúdio

* 2003 - Fallen
* 2006 - The Open Door

Demos

* 2000 - Origin

EPs

* 1998 - Evanescence EP
* 1999 - Sound Asleep EP
* 2003 - Mystary EP

- Álbuns ao vivo

* 2004 - Anywhere but Home